ACERCADACANA: doc sobre luta pela terra na grade do festival
Quarta Feira ,23 de Março de 2011
O documentário ACERCADACANA, selecionado para a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens 35mm do Cine PE, chega ao festival de Pernambuco com os prêmios de melhor filme e melhor montagem (Paulo Sano), conquistados no último Festival de Brasília, em novembro passado.
Nele, o diretor pernambucano Felipe Peres (Até Onde a Vista Alcança) registra o drama de dona Maria Francisca, moradora da Zona da Mata do Estado, que resistiu à expulsão de 15 mil famílias e decidiu lutar para permanecer em suas terras de meio hectare.
Sobre a expectativa de exibição do filme para o público pernambucano, o diretor diz que espera que possa suscitar algo além daquilo que os grandes e viciados veículos de comunicação estão dispostos a mostrar sobre o projeto local e nacional de desenvolvimentismo irresponsável que vem sendo empurrado sobre pessoas e espaços. E completa: inclusive através do agronegócio do etanol, propagandeado em todo lugar como combustível limpo e positivo, mas que, na verdade, concentra terras, devasta florestas, polui rios e responde por 50% do trabalho escravo do país, segundo o Ministério do Trabalho.
Confira as informações técnicas do filme:
Sinopse: Nos anos 90, com a valorização do etanol e a expansão do latifúndio canavieiro, 15 mil famílias foram expulsas dos seus sítios na zona da mata de Pernambuco. Maria Francisca decidiu resistir.
Direção: Felipe Peres Calheiros
Produção: Diego Medeiros
Roteiro: Felipe Peres Calheiros e Paulo Sano
Fotografia: Felipe Peres Calheiros e Luís Henrique Leal
Edição de Som: Nicolau Domingues e Rafael Travassos
Montagem: Paulo Sano
Do site do CINE PE:
http://www.cine-pe.com.br/2011/v2/index.php?i=noticia&cod=102
24 março 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Meninos, vcs são meu orgulho, sabiam????? Ó passei o contato de vcs pra um amigo do meu pai, Antônio Montenegro.
Agora deu saudade, suas marmotas! Vamo se ver enquanto eu ainda tô em Recife?
BJOS da maga
Postar um comentário